Dia Mundial das Leguminosas

Assinala-se esta segunda-feira [10.02.2025] o Dia Mundial das Leguminosas, implementado através da Resolução 73/251 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2018.

Grupo de plantas ricas em fibras e proteínas, composto por diferentes espécies de ervilha, feijões, lentilhas, grão de bico e soja, as leguminosas desempenham um papel importante na agricultura, na alimentação e na saúde humana, por conta das múltiplas atribuições. Garantia de subsistência em várias regiões do globo, o seu cultivo ajuda a fertilizar os solos, tendo como consequência a redução do uso de adubos químicos.

O objectivo é reconhecer a importância das leguminosas (grão-de-bico, feijões secos, lentilhas, ervilhas secas e tremoços, entre outros) na alimentação dos povos de todo o mundo. Grande fonte de proteína e com baixo teor de gordura, o consumo das leguminosas é muito importante, não só em situações de difícil acesso a lacticínios e carne, mas também no âmbito da prevenção e combate à obesidade.

O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimento (WFP), com a Agência das Nações Unidas para Refugiados e outros parceiros, vem implementando actividades de criação de activos para equipar refugiados e comunidades anfitriãs com as habilidades e recursos para construir meios de subsistência sustentáveis, fortalecer sua resiliência e aumentar a coesão social. Em Angola, o Programa Alimentar Mundial trabalha com o Governo de Angola e uma ampla gama de parceiros para atingir a fome zero e construir prosperidade a longo prazo, por meio do fornecimento de apoio alimentar e nutricional, assistência técnica e prestação de serviços.

Na agricultura, as leguminosas têm potencial de fixar nitrogênio no solo, fazendo com que o terreno se torne mais rico nesse nutriente e, consequentemente, contribua para o crescimento de outras culturas agrícolas. Após serem colhidas, as leguminosas podem ser consumidas na alimentação como fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, nutrientes importantes para o desenvolvimento de crianças e para a segurança alimentar e nutricional de diversos grupos etários.

Previous Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Vaginal

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2025 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados